lunedì, ottobre 11, 2004

Quando Ruído é Música

Por definição, o ruído é uma sobreposição de diversas freqüências dissonantes. Numa nota tocada por um instrumento, basicamente existem a própria freqüência correspondente à nota, por exemplo um 110Hz, que é o Lá grave do contrabaixo. Tocada essa nota, ressoam os seus harmônicos, muitas vezes múltiplos entre si. O primeiro "nó" ocorre uma oitava acima, no Lá 220Hz. Depois vem uma quinta acima, que é um Mi 330Hz; sempre serão múltiplos da fundamental. Imagine que o ruído é uma freqüência de 1000Hz, somada a outras freqüências como 1002Hz, 1102Hz, 1577Hz, 1631Hz e mais algumas aleatórias.



Tudo isso pra falar da apresentação que assisti ontem na Casa do Eletricista, ao lado da Casa das Caldeiras. O grupo se chama Amálgama e nele tocam músicos extremamente criativos, dentre eles aquele que eu sempre vou chamar de professor, o Célio Barros. Sempre vieram uns nomes da minha cabeça tentando definir a música dos seus diversos grupos. Por exemplo: música espontânea, música instantânea... ele chama, com razão, de Improvisação Livre. Mas isso só diz respeito ao "modus operandi" da coisa, sem dar idéia do resultado musical. E ontem eu tive a sensação de ter ouvido uma das melhores apresentações do gênero. Disse pro Célio depois, acho que tem bastante a ver com a maneira como foram dispostos músicos e instrumentos.

Uma breve descrição visual: baixo elétrico e efeitos, e voz (não sei como o Célio faz harmônicos com a voz) / efeitos sonoros e voz / percussão, efeitos, pick up e coisas que eu não sei o nome / sax baixo / clarinete e efeitos / cada um disposto num canto da sala. Eu quase deitei próximo ao centro do espaço e aí tive a impressão de que tinha espaço pra todos nos meus ouvidos. Na consonância e no ruído. Foi quase terapêutico. Eram tantos sons que eu desconhecia e outros que eu achava que conhecia. Não dá pra gravar um pedaço e mostrar que não dá o efeito. Quando eles gravarem em sistema 7.1 ou 10.1, Aí talvez, mas mesmo assim o gostoso é ver que os caras estão montando a música ali, na hora, na sua frente, ou do seu lado.

Eu sempre me perguntei se ruído é música, etc e tal. E acho que encontrei uma resposta interessante. É uma pena que no site do célio www.celiobarros.com.br não tenha nenhuma faixa pra baixar. Mas acho que é por opção. No entanto, tem algumas faixas no cafemusic em mp3 ou outros tipos de streaming. Cuidado pra ouvir, que às vezes a música começa em silêncio.

2 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

8:43 PM  
Anonymous Anonimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

3:17 PM  

Posta un commento

<< Home